Criar uma Loja Virtual Grátis
ENQUETE
DILMA CONSEGUIRÁ TERMINAR O SEU MANDATO?
SIM
NÃO
Ver Resultados

 

 

JORNAIS DE HOJE


TERREMOTO NO MÉXICO
TERREMOTO NO MÉXICO

Terremoto atinge a região de Acapulco, no México

Magnitude foi de 7,2, segundo serviço geológico dos EUA. 
Ainda não há registro sobre vítimas.

Do G1, em São Paulo

Pessoas se abraçam após abandonarem suas casas na Cidade do México devido ao terremoto que atingiu a região (Foto: Yuri Cortez/AFP)

Um terremoto de 7,2 de magnitude, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS),  foi registrado às 9h28 (horário local, 11h28 de Brasília) nesta sexta-feira (18) no estado de Guerrero, ao norte de Acapulco, no México. Ainda não há relatos sobre vítimas.

 OBS.: O USGS havia anunciado inicialmente que a magnutide do tremor foi de 7,5, mas depois retificou para 7,2. Esta reportagem foi atualizada às 13h).

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN), houve corte do fornecimento de energia elétrica e algumas pessoas saíram correndo para a rua porque os prédios tremeram e as janelas de vidro se quebraram.

"O terremoto aconteceu sobre a linha da costa. Sempre é possível que possa produzir um tsunami, mas caso os efeitos não sejam observados nestes minutos é muito improvável", disse à AFP Víctor Espíndola, sismólogo do SSN.

O coordenador do Serviço de Proteção Civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu no Twitter que 'no momento não foram registrados danos pelo terremoto'.

Na superpovoada capital mexicana, situada 490 km ao norte de Tecpan (62.000 habitantes), o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios.

Moradores da Cidade do México disseram que objetos caíram das prateleiras em suas casas e muitos ficaram sem energia. Alguns saíram às ruas de pijamas. Não havia relatos imediatos de vítimas ou danos graves.

No entanto, os moradores da capital ficaram abalados pelo terremoto, um dos maiores a atingir o México em vários anos. "Tive que me agarrar a uma árvore como se estivesse bêbado", disse Pedro Hernández, porteiro de um prédio.

Os serviços de emergência da capital estavam percorrendo a cidade, que foi severamente danificada por um terremoto em 1985, quando um tremor de magnitude 8,1 deixou milhares de mortos.

Um funcionário do hotel Fairmont, em Acapulco, disse que a situação estava calma e que os hóspedes tinham retornado ao edifício. "A estrutura está bem", afirmou a mulher, que se identificou apenas como Ana, por telefone.

 

Homem com seu cão, na Cidade do México, após a evacuação de um edifício por conta de um terremoto de magnitude 7.5 (Foto: Claudia Daut/ Reuters)
G1/Edição VidaNews