ENQUETE
DILMA CONSEGUIRÁ TERMINAR O SEU MANDATO?
SIM
NÃO
Ver Resultados

 

 

JORNAIS DE HOJE


EGITO BOMBARDEIA EI
EGITO BOMBARDEIA EI

Egito bombardeia alvos do EI após decapitação coletiva

Televisão estatal do país confirmou os ataques aéreos na Líbia contra o grupo terrorista. Ação é resposta a vídeo que mostra a execução de cristãos egípcios

 

Estado islâmico divulga vídeo para mostrar decapitação de 21 egípcios cristãos na Líbia  (AFP)

 

O Egito anunciou que bombardeou alvos do Estado Islâmico (EI) na Líbia nesta segunda-feira. Os ataques aéreos acontecem horas depois de seguidores do grupo terrorista terem divulgado um vídeo em que 21 cristãos egípcios aparecem sendo decapitados por membros do EI. O presidente egípcio Abdel Fatah Sisi prometeu uma "resposta" à barbárie.



Leia também:
Estado Islâmico divulga vídeo de decapitação de cristãos
EI vende, crucifica e enterra crianças vivas no Iraque



Segundo a televisão estatal do Egito, o bombardeio teve como alvos campos de treinamento e depósitos de armas do Estado Islâmico na Líbia. O grupo jihadista é uma das diversas milícias que atuam no país, que mergulhou no caos desde a queda do ditador Muamar Kadafi em 2011. Recentemente, o Estado Islâmico conquistou o controle da cidade costeira de Sirte, onde os cristãos coptas teriam sido sequestrados. Mesmo com a instabilidade na Líbia, milhares de egípcios viajam ao país vizinho em busca de emprego.

Um porta-voz das Forças Armadas do Egito declarou que os bombardeios na Líbia buscam “vingar o derramamento de sangue e retaliar os assassinos”. “Que todos, longe e perto, saibam que os egípcios têm um escudo que os protege”, afirmou. Segundo o comando militar do país, todos os aviões que participaram dos ataques retornaram em segurança.



Caio Blinder: Somos todos cristãos coptas



Selvageria – No mais recente episódio da longa série de barbáries do Estado Islâmico, seguidores do grupo divulgaram um vídeo que mostra a execução coletiva de 21 cristãos coptas egípcios. Nas imagens, os reféns são forçados a se ajoelhar e então são degolados. O vídeo foi divulgado em perfis de jihadistas líbios que apoiam o EI nas redes sociais, com a seguinte legenda: "O povo da cruz, os seguidores da igreja egípcia hostil".

Estimativas apontam que entre 9 e 15 milhões de cristãos coptas vivem no Egito atualmente. A população total do país é de cerca de 87 milhões de pessoas.

 

Veja/Edição VidaNews