Criar uma Loja Virtual Grátis
ENQUETE
DILMA CONSEGUIRÁ TERMINAR O SEU MANDATO?
SIM
NÃO
Ver Resultados

 

 

JORNAIS DE HOJE


UCRÂNIA: REBELDES IGNORAM CESSAR-FOGO
UCRÂNIA: REBELDES IGNORAM CESSAR-FOGO

Ucrânia: rebeldes ignoram cessar-fogo e matam 5 soldados

Governo alega que separatistas lançaram 112 ataques contra as forças governamentais. Segundo separatistas, Kiev provocou 27 violações da trégua

 

Idosa é acolhida após o prédio em que ela morava ser atingido por um bombardeio nos arredores de Donetsk, leste da Ucrânia - Reuters

Ao menos cinco soldados ucranianos morreram e 22 ficaram feridos em combates com rebeldes pró-Rússia perto de Mariupol, no Leste da Ucrânia, horas depois de entrar em vigor o cessar-fogo no país. Governo e rebeldes se acusam mutuamente de descumprir a trégua, que passou a vigorar no domingo. O porta-voz do comando militar ucraniano na zona de conflito, Anatoli Stelmaj, afirmou nesta segunda-feira que os rebeldes lançaram 112 ataques contra as forças governamentais nas últimas 24 horas.

Em Mariupol, última cidade controlada por Kiev ao sul da região de Donetsk, rebeldes violaram o cessar-fogo na vila de Chirokiné, onde os soldados foram mortos, informou o porta-voz militar ucraniano, Dmytro Tchaly.

Stelmaj afirmou que só em Debaltsevo, um importante local de comunicação na região de Donetsk, ocorreram 88 ataques com todo tipo de armas. "O número de ataques aumentou em comparação com dias anteriores". Ele acrescentou que dados do serviço de inteligência militar mostram que os separatistas receberam ordens de tomar Debaltsevo "a qualquer preço".

 

Leia também:
Combates silenciam com início de cessar-fogo no leste da Ucrânia 
Cessar-fogo entra em vigor no leste da Ucrânia  
Horas antes de cessar-fogo, combates prosseguem na Ucrânia 

 

Separatistas - Os separatistas também acusaram Kiev de descumprir o cessar-fogo. O número dois das milícias da autoproclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin, acusou as forças governamentais ucranianas de voltarem a bombardear várias localidades. "Na últimas 24 horas constatamos 27 violações do cessar-fogo, que incluem bombardeios no arredores das cidades de Donetsk e Gorlovka", disse ele.

(Com agência EFE)

 

Veja/Edição VidaNews